O Microagulhamento é um procedimento que consiste em micro-perfurações na pele,com agulhas metálicas, causando pequenas lesões no tecido cutâneo, favorecendo a formação de novas fibras de colágeno que melhoram a textura e dão firmeza e sustentação a pele.
O Microagulhamento é também conhecido como terapia de indução de colágeno(IPCA), e é um procedimento minimamente invasivo, o uso das agulhas são finas e esterilizadas para criar pequenas perfurações na superfície da pele.Essas micro-lesões estimulam o processo natural de cicatrização do corpo, estimulando a produção de colágeno e elastina – proteínas essenciais para uma pele saudável e jovem.
É possível associar a técnica com o drug delivery para a aplicação de ativos superficialmente.
Quais os Benefícios do Microagulhamento
O tratamento ajuda a melhorar a aparência de cicatrizes, linhas finas, amenizar estrias, diminuir a flacidez da pele, rugas, poros dilatados e textura irregular da pele.
Durante o procedimento, um dispositivo especializado, como um dermaroller ou dermapen, é movido pela área de tratamento. Embora o processo possa causar desconforto leve, é bem tolerado e resulta em uma pele mais lisa e firme após uma série de sessões necessárias.
O resultado que queremos com o microagulhamento atravéz dessas micro lesões, é de através dela haja um processo inflamatório e que a produção de colágeno seja estimulada.
Os efeitos variam de acordo com o tipo de tratamento e técnica foi realizado o microagulhamento

A Caneta Dermapen é uma caneta com agulhas de aço inoxidável, que se movem para dentro e para fora 1000 vezes por segundo.

pode ser feito por:
No Dermaroller se faz um rolamento de micro-agulhas na pele.

Aplicação:
Na aplicação do Microagulhamento primeiro é escolhido o dispositivo, se for usar a dermapen,por exemplo, pode ser feita em movimentos na vertical, horizontal e na diagonal, de 10 a 12 passadas e ainda fazer movimentos circulares no mesmo local.
Os ativos usados na hora do procedimento são evitados os produtos com álcool,parabenos,cáusticos e corantes. E são escolhidos de acordo com a necessidade de cada paciente seja para rejuvenescimento da pele, manchas ou outras disfunções da pele.
O número de sessões será orientado pelo Esteticista após fazer uma análise do paciente. Na maioria das pessoas são indicadas de três a quatro sessões, com intervalo de um mês entre elas.
Em geral, devemos respeitar o intervalo entre as sessões para que a pele se recupere.

O Microagulhamento é conta indicado em peles com:
- Acne ativa com espinhas e cravos
- Infecção cutânea
- Rosácea ativa
- Histórico de alergias a pomadas anestésicas locais
- Diabetes
- Tratamento com radioterapia ou quimioterapia
- Herpes ativa
- Câncer de pele
Resumo dos Benefícios do Microagulhamento
- Estimular a renovação da pele;
- Redução de Estrias
- Melhorar cicatrizes de cirurgias e acne;
- Amenizar linhas e rugas de expresão;
- diminui hiperpigmentações (manchas) e poros dilatados;
- Estimular a produção de colágeno e elastina;
- Tratar a alopecia
- Potencializar a absorção dos ativos
Produtos Recomendados para o uso após o microagulhamento
Cuidados pós Microagulhamento
- Converse com o Esteticista Responsável
- Usar cremes indicados por ele e de preferência os reparadores de barreira cutânea
- Evitar exposição ao sol de maneira intensificada no primeiro mês.
- Manter o uso do protetor solar diariamente.
Depois do Microagulhamento, é importante ter uma rotina de cuidados para garantir a recuperação da pele e potencializar os resultados, alguns deles são: a Vitamina C, o ácido hialurônico, e alguns hidratantes específicos que acelerem a recuperação da pele.
Atenção: Consulte um Profissional para fazer o Microagulhamento